Acesso a dados da saúde cresce e a rede pública segue ineficiente

Os esforços não reverteram em melhoria da eficiência e da qualidade.

O Brasil avançou nos últimos anos na adoção de medidas para tornar o sistema público de saúde mais transparente, mas os esforços não reverteram em melhoria da eficiência e da qualidade.

A conclusão é de uma pesquisa inédita da consultoria KPMG realizada em 32 países, incluindo o Brasil, que analisou dados de transparência em sistemas de saúde. O relatório não inclui dados do setor privado brasileiro.

A aprovação de leis como a que regulamentou o direito de acesso às informações públicas, em 2011, e a que pune empresas por atos de corrupção contra a administração pública, em 2013, é considerada como marco no país no quesito transparência.

No ranking, o Brasil ficou em 12º lugar, acima de países como França, Alemanha, Itália e Suíça e abaixo de Reino Unido, Dinamarca, Finlândia e Noruega.

Embora cause certa estranheza, o resultado positivo foi impulsionado especialmente pelo acesso às informações de saúde e os canais de escuta do paciente, possibilitados justamente pelas novas legislações.

"O Brasil é um dos poucos países a ter um serviço de ouvidoria. Qualquer cidadão pode ter acesso a dados, como taxas de HIV por região, índices de infecção hospitalar e de mortalidade. Outros países não têm a obrigação de tornar os dados públicos", diz Daniel Greca, gerente de saúde da KPMG e coordenador do estudo no Brasil.

Entre os pontos negativos destacam-se falta de acesso a informações sobre a qualidade da assistência, como taxas de mortalidade por doenças e tratamentos, reinternação hospitalar e tempo de espera nas emergências.

"A transparência é um dos pilares do sistema de saúde, mas não garante eficiência e que não haja corrupção. Embora colha, armazene e publique dados, a gente não acredita que o Brasil esteja gerando inteligência com eles", afirma Greca.

 

 

Fonte : Folha de S. Paulo

Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/seminariosfolha/2017/03/1870822-acesso-a-dados-da-saude-cresce-e-a-rede-publica-segue-ineficiente.shtml



Clube de vantagens

O Clube de Vantagens é uma exclusividade para os Clientes da EveryCare, você terá uma série de benefícios e descontos em vários estabelecimentos. Participe de Promoções Exclusivas. Confira quais são algumas destas vantagens em ser Cliente da EveryCare.

Quem Somos

logo

Fale conosco

EVERYCARE NA MÍDIA

Everycare é um serviço da The Bridge Startup - 2018
CNPJ: 28.507.376/0001-06