A saúde brasileira tem cura?

“A saúde é direito de todos e dever do Estado”

“A saúde é direito de todos e dever do Estado”. Assim começa o artigo 196 da Constituição Federal de 1988, que completou 25 anos em outubro. O documento foi responsável pela criação do Sistema Único de Saúde (SUS), órgão que tem a tarefa de fazer valer o que foi promulgado pela Constituição e de fato oferecer serviços de saúde para todos os cidadãos brasileiros.

Porém, é de conhecimento público que os usuários do SUS enfrentam diversas dificuldades para ter acesso a esse direito. Faltam leitos e equipamentos em hospitais, as filas de espera para procedimentos por vezes duram meses, faltam profissionais e infraestrutura em regiões mais afastadas dos grandes centros. Manter um sistema de saúde universal para um país como o Brasil é um desafio à altura da nossa extensão territorial.

O professor Mário Scheffer, da Faculdade de Medicina, conduziu recentemente o estudo Demografia Médica no Brasil e encontrou desigualdades alarmantes entre as regiões do País. “Os médicos estão mais concentrados nos Estados do Sul e Sudeste e nas capitais. As diferenças são enormes: o morador de um Estado do Sul e Sudeste tem à sua disposição duas vezes mais médicos do que quem mora nas outras regiões”, afirma. Os moradores das capitais também têm acesso ao dobro de médicos do que aqueles que moram no interior dos Estados. Assim, o habitante de uma capital do Sul e Sudeste tem quatro vezes mais médicos à sua disposição do que o morador de uma cidade do interior do Nordeste, por exemplo.

Aparentemente, faltam profissionais para atender toda a população nacional. Mas talvez esse não seja o principal problema. O estudo de Scheffer apontou que no País existem 400 mil médicos, porém, eles estão mal distribuídos geograficamente e por formação. “No Brasil nós temos taxas de concentração de médicos muito próximas de países africanos e também taxas superiores aos países mais desenvolvidos”, explica.Aqui também se investe muito na formação de médicos especialistas, mas, segundo Scheffer, os profissionais generalistas seriam capazes de atender a mais de 85% dos problemas de saúde da população. “Nós temos hoje uma formação que não está coordenada com as necessidades reais do sistema de saúde”, afirma. Essa formação é voltada para o mercado privado e acaba afastando os médicos das regiões onde falta a atenção básica, o que provoca a continuidade das desigualdades regionais que já existem.

Fonte: http://www.usp.br/espacoaberto/?materia=a-saude-brasileira-tem-cura



Clube de vantagens

O Clube de Vantagens é uma exclusividade para os Clientes da EveryCare, você terá uma série de benefícios e descontos em vários estabelecimentos. Participe de Promoções Exclusivas. Confira quais são algumas destas vantagens em ser Cliente da EveryCare.

Quem Somos

logo

Fale conosco

EVERYCARE NA MÍDIA

Everycare é um serviço da The Bridge Startup - 2016